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Superintendência de Controle Interno do Centro Paula Souza inicia implantação de controle interno em unidades do Núcleo Regional 09 

Webinar marca início de nova fase com foco em gestão de riscos e governança

15 de outubro de 2025 3:01 pm Destaque

Webinar marca início de nova fase com foco em gestão de riscos e governança.

SÃO PAULO, 15 de outubro de 2025 – A Superintendência de Controle Interno (SUCI) do Centro Paula Souza deu início, no último dia 6 de outubro, às atividades de implantação do sistema de gestão de riscos e controle interno nas unidades de ensino do Núcleo Regional 09 (NRA09). O marco foi celebrado por meio de um webinar transmitido via Microsoft Teams, que reuniu 50 gestores e coordenadores das 30 Fatecs e Etecs da região. 

Sob a liderança do superintendente Juan Bernardo M. Páz Soldan, o evento apresentou os princípios, objetivos e metodologia de atuação da SUCI, reforçando o compromisso com uma gestão pública mais ética, transparente e eficiente. “Atuamos de forma preventiva e orientadora, com o objetivo de apoiar os gestores e contribuir para a tomada de decisões mais seguras”, destacou Soldan. 

A atuação da SUCI no NRA09 – primeiro núcleo regional a receber o projeto – terá início pelos processos administrativos, como Recursos Humanos, Infraestrutura, Almoxarifado, Contratos, Despesas Miúdas (DMPP), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Convênios e Zeladoria. A abordagem pedagógica será implementada em uma segunda etapa, após a consolidação das melhorias na área administrativa. 

Metodologia alinhada com boas práticas nacionais e internacionais 

A gestão de riscos adotada pela Superintendência segue os princípios estabelecidos pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), com base nos Decretos Estaduais 68.151/2023, 68.158/2023 e 68.159/2023, e está alinhada a normas reconhecidas, como a ISO 31000 e o modelo COSO. 

A implementação ocorrerá por meio do modelo das Três Linhas de Defesa: 

  • 1ª Linha: Gestores das unidades, responsáveis pela identificação e tratamento de riscos; 
  • 2ª Linha: SUCI, atuando com suporte técnico e capacitação; 
  • 3ª Linha: Auditoria interna e órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas e CGE. 

O processo será realizado em cinco etapas: visitas para diagnóstico, análise de dados, avaliação de riscos, elaboração de plano de ação e monitoramento contínuo. 

Capacitação como pilar de fortalecimento institucional 

Como parte do suporte oferecido, a SUCI disponibiliza o Programa de Gerenciamento de Riscos, composto por cinco módulos como foco na Governança e Metodologia CGE, Mapeamento de Processos, Indicadores de Desempenho, Ética e Integridade na Administração Pública e Linguagem Simplificada. Desde 2023, mais de 4.000 servidores já foram capacitados pela Superintendência. 

A expectativa é que, com a adesão dos gestores e equipes, a cultura de gestão de riscos se torne uma prática estratégica e permanente, contribuindo para uma administração mais segura, transparente e alinhada aos princípios da boa governança no Centro Paula Souza. 

Fonte: Superintendência de Controle Interno – Centro Paula Souza   

Contato: suci@cps.sp.gov.br 

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