Webinar marca início de nova fase com foco em gestão de riscos e governança
Webinar marca início de nova fase com foco em gestão de riscos e governança.
SÃO PAULO, 15 de outubro de 2025 – A Superintendência de Controle Interno (SUCI) do Centro Paula Souza deu início, no último dia 6 de outubro, às atividades de implantação do sistema de gestão de riscos e controle interno nas unidades de ensino do Núcleo Regional 09 (NRA09). O marco foi celebrado por meio de um webinar transmitido via Microsoft Teams, que reuniu 50 gestores e coordenadores das 30 Fatecs e Etecs da região.
Sob a liderança do superintendente Juan Bernardo M. Páz Soldan, o evento apresentou os princípios, objetivos e metodologia de atuação da SUCI, reforçando o compromisso com uma gestão pública mais ética, transparente e eficiente. “Atuamos de forma preventiva e orientadora, com o objetivo de apoiar os gestores e contribuir para a tomada de decisões mais seguras”, destacou Soldan.
A atuação da SUCI no NRA09 – primeiro núcleo regional a receber o projeto – terá início pelos processos administrativos, como Recursos Humanos, Infraestrutura, Almoxarifado, Contratos, Despesas Miúdas (DMPP), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Convênios e Zeladoria. A abordagem pedagógica será implementada em uma segunda etapa, após a consolidação das melhorias na área administrativa.
Metodologia alinhada com boas práticas nacionais e internacionais
A gestão de riscos adotada pela Superintendência segue os princípios estabelecidos pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), com base nos Decretos Estaduais 68.151/2023, 68.158/2023 e 68.159/2023, e está alinhada a normas reconhecidas, como a ISO 31000 e o modelo COSO.
A implementação ocorrerá por meio do modelo das Três Linhas de Defesa:
O processo será realizado em cinco etapas: visitas para diagnóstico, análise de dados, avaliação de riscos, elaboração de plano de ação e monitoramento contínuo.
Capacitação como pilar de fortalecimento institucional
Como parte do suporte oferecido, a SUCI disponibiliza o Programa de Gerenciamento de Riscos, composto por cinco módulos como foco na Governança e Metodologia CGE, Mapeamento de Processos, Indicadores de Desempenho, Ética e Integridade na Administração Pública e Linguagem Simplificada. Desde 2023, mais de 4.000 servidores já foram capacitados pela Superintendência.
A expectativa é que, com a adesão dos gestores e equipes, a cultura de gestão de riscos se torne uma prática estratégica e permanente, contribuindo para uma administração mais segura, transparente e alinhada aos princípios da boa governança no Centro Paula Souza.
Fonte: Superintendência de Controle Interno – Centro Paula Souza
Contato: suci@cps.sp.gov.br